Tecnólogo em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais
O curso tem por objetivo principal formar profissionais tradutores intérpretes da Libras/Língua Portuguesa, com domínio em ambas as línguas, bem como conhecimento acerca da cultura surda e das condições biopsicossociais que envolvem essa comunidade.
Polos de apoio presenciais:
Canguçu, Esteio, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha
Duração mínima:
5 semestres
Grade curricular:
Educação à distância
Gramática da Libras e Classificadores
História, Cultura e Comunidade Surda
Linguística da Libras
Técnicas de cuidados com a voz
Práticas de Leitura e Produção de Textos
Introdução à Gramática Normativa
Técnicas de relaxamento e cuidados com a saúde
Técnicas de desinibição
Seminário de conhecimentos gerais traduzidos
Fundamentos de tradução e de interpretação
Metodologia de pesquisa na área da surdez
Leitura e escrita acadêmica
Libras I, II, III, IV, V, VI para tradução e interpretação
Escrita de Sinais I e II
Tecnologias de comunicação aplicadas à área
Prática de extensão na Comunidade Surda I, II e III
Políticas linguísticas e educacionais para estudantes surdos
Legislações aplicadas às comunidades surdas
Práticas de interpretação da Língua Oral para a Língua de Sinais I, II e III
Práticas de interpretação da Língua de sinais para a Língua oral I, II e III
Práticas de tradução em Libras I e II
Psicologia e ética aplicadas
Banca final de tradução e interpretação
Estágio curricular supervisionado
Trabalho de conclusão de curso
Perfil do egresso:
O profissional egresso do Tecnólogo em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras estará apto para traduzir e interpretar de forma simultânea ou consecutiva as duas línguas envolvidas no processo – a Libras e a Língua Portuguesa. O curso visa formar profissionais capazes de atuar com fluência e coerência em diferentes espaços e contextos. É o profissional que estará consciente do seu papel ético frente à sociedade, como um multiplicador das representações sobre as pessoas surdas, sua língua e cultura. É o profissional que atuará como uma das possibilidades de acessibilidade para as pessoas surdas e estará ciente de todas as particularidades que são inerentes à profissão, que incluem as habilidades, competências e questões éticas.
Área de atuação:
O profissional tradutor intérprete da Libras estará apto para atuar em todos os espaços da sociedade em que for necessária a intermediação da comunicação entre pessoas surdas sinalizadoras e pessoas ouvintes que não saibam Libras. Podem ser espaços acadêmicos e não acadêmicos, bem como públicos ou privados.
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Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa
O curso pretende formar profissionais competentes e críticos, capazes de desenvolver atividades de ensino na área de Letras, para atender às necessidades da Educação Básica, nos anos finais da Educação Fundamental e no Ensino Médio, com competência teórica e técnica, imbuídos do espírito de incentivarem o desenvolvimento da pesquisa e de promoverem atitudes investigativas, bem como de desenvolverem nas comunidades a vivência de valores éticos, sociais e humanos.
Polos de apoio presenciais:
Balneário Pinhal, Canguçu, Hulha Negra, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga
Duração mínima:
8 semestres
Grade curricular:
Introdução aos Estudos Literários
Alfabetização digital
Práticas de Leitura e Produção de Textos
Estudos Teóricos de Literatura
Elementos Filosóficos da Educação
Elementos Sociológicos da Educação
Libras I
Literatura Ocidental
Estudos Linguísticos I
Gêneros Textuais na Educação Básica
Morfossintaxe
Psicologia da Educação
Libras II
Extensão I
Estudos de Literatura Portuguesa
Estudos Linguísticos II
Sintaxe
Sociolinguística e Ensino de Língua Portuguesa
Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Extensão II
Estudos de Literatura Brasileira I
Estudos de Fonética e Fonologia
Sintaxe e ensino
Ensino de Língua Portuguesa Mediado por Tecnologias Digitais
Políticas Públicas da Educação
Documentos oficiais e práticas de linguagem
Extensão III
Estudos de Literatura Brasileira II
Estudos Enunciativos, Discursivos e Ensino
Práticas de Linguagem para o Ensino Fundamental
Fundamentos da Prática Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura – Anos Finais do Ensino Fundamental
Formação de leitores: teoria e prática
Didática
Extensão IV
Semântica e Ensino
Fundamentos da Prática Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura – Ensino Médio
Práticas de Linguagem para o Ensino Médio
Literatura Infantil e Juvenil
Texto e análise linguística
Léxico, gramática e mídias
Extensão V
Estágio Curricular Supervisionado I – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Texto e Argumentação
Educação Inclusiva
Trabalho de Conclusão de Curso I
Leitura e escrita acadêmica
Extensão VI
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Curricular Supervisionado II – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Perfil do egresso:
O Curso busca formar profissionais com domínio da linguagem verbal e das metalinguagens, da compreensão dos fenômenos linguísticos e literários, capazes de fazer a transposição didática e demonstrar sensibilidade às diversidades linguísticas culturais, cientes do impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, devem demonstrar capacidade de lidar, de forma crítica, com o universo multifacetado das linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, primordialmente para o exercício do magistério em Língua e em Literatura no Ensino Fundamental (anos finais), Médio, Superior, Técnico, dentre outros contextos.
O egresso deve demonstrar compreensão dos fenômenos linguísticos e literários, bem como capacidade de produção e recepção crítica de textos de diferentes gêneros. Além disso, deve desenvolver a habilidade de refletir teoricamente sobre a linguagem e de reconhecer as diversidades linguísticas e culturais, fazendo uso de novas tecnologias e compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O egresso deve, ainda, apropriar-se continuamente de novas tecnologias, como modo de ampliar seu conhecimento e conduzir processos integrados de ensino-aprendizagem de língua e literatura. Espera-se também que promova discussão e análise das características locais e regionais em que está inserido, sendo capaz de lidar com as questões socioambientais, éticas e estéticas ligadas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural, como princípio de equidade.
Além de atuar no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio, em diferentes ambientes educativos, o egresso estará apto a atuar na prestação de serviços de tutoria, revisão e consultoria linguística e textual a editoras, empresas e demais organizações públicas ou privadas, sempre consciente do papel da linguagem na formação do sujeito e de sua responsabilidade social no desenvolvimento das habilidades linguísticas essenciais à inserção e à atuação do cidadão na sociedade.
Esse perfil está em consonância com os objetivos do Curso e atende a critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais. Também é convergente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Parecer CNE/CES 492/2001, aprovado em 03/04/2001), com a Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de fevereiro de 2002, com a Resolução Nº 014/2021 do Conselho Universitário da FURG, em 08 de outubro de 2021 e com a Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019.
Área de atuação:
O Curso de Letras – língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa — EaD espera que o futuro profissional de Letras seja responsável pelo desenvolvimento linguístico e social das pessoas e que tenha a competência e a habilitação para o exercício do magistério em Língua e em Literatura na Educação Básica, Técnica e Superior. Deve, ainda, ter uma postura ética, responsabilidade social e consciência do seu papel profissional; compreender e aplicar diferentes teorias e métodos de ensino que permitam a transposição didática dos conhecimentos sobre Língua e Literatura; desenvolver habilidades no uso de novas tecnologias e compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente. Nessa medida, é importante a reflexão, à luz de diferentes teorias, sobre os fatos linguísticos e literários como modo de ampliar o conhecimento e de conduzir pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de Língua e Literatura.
Para além das atividades de ensino, o egresso poderá atuar na prestação de serviços de revisão e consultoria linguística e textual a editoras e outros tipos de empresas, bem como a particulares.
O futuro profissional de Letras pode ter diferentes funções, dependendo da carreira escolhida. Pela formação, ele está apto a ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura, nos níveis fundamental e médio de educação básica. Para além das atividades de ensino, também pode atuar na prestação de serviços de revisão, editoração, consultoria linguística e textual.
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Licenciatura em Física
O curso de Licenciatura em Física tem como objetivo formar profissionais para atuarem no Ensino de Física na Educação Básica, em programas de extensão e para a formação continuada em programas de pós-graduação com enfoque na área de Ensino da Física Clássica e Contemporânea inter-relacionada com as Ciências, as Tecnologias e suas implicações sociais.
Polos de apoio presenciais:
Cachoeira do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Sapucaia do Sul
Duração mínima:
8 semestres
Grade curricular:
Introdução à Física I
Introdução ao Cálculo
Organização Escolar e Trabalho Docente
Diversidade Cultural e Relações Étnico-Raciais
Introdução à Educação a Distância
Temas Transversais ao Ensino de Física
Introdução à Física II
Cálculo I
Geometria Analítica I
Libras
Elementos Filosóficos da Educação
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Física
Física I
Cálculo II
Álgebra Linear I
Políticas Públicas da Educação
Psicologia da Educação
Extensão no Ensino de Física
Física II
Cálculo III
Didática
Produção Textual
Atividades de Ensino de Física I
Projeto Integrador I
Física III
Introdução à Astronomia e Astrofísica
História da Física
Elementos Sociológicos da Educação
Atividades de Ensino de Física II
Projeto Integrador II
Física IV
Mecânica Clássica
Pesquisa no Ensino de Física
Atividades de Ensino de Física III
Projeto Integrador III
Tópicos Especiais de Estrutura da Matéria
Tópicos Especiais de Eletromagnetismo
TCC (Física) I
Estágio Supervisionado em Física I
Atividades de Ensino de Física IV
Fundamentos da Física Moderna
TCC (Física) II
Estágio Supervisionado em Física II
Perfil do egresso:
O egresso do curso de Licenciatura em Física na EaD deverá ter o perfil de Físico Educador, isto é, dedicar-se à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através diferentes formas de comunicação da Educação Científica.
Área de atuação:
Docência em Física no Ensino Médio.
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Licenciatura em Pedagogia
O curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo formar o Pedagogo para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional na Área de Serviços e Apoio Escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da participação na Organização e Gestão de Sistemas e Instituições de Ensino.
Polos de apoio presenciais:
Cachoeira do Sul, Esteio, Mostardas, Santana da Boa Vista, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga
Duração mínima:
8 semestres
Grade curricular:
Alfabetização Digital
Elementos Filosóficos da Educação
Psicologia da Educação I
Diversidade Cultural e Relações Étnico-Raciais
Políticas Públicas de Educação I
Cultura, Ambiente e Sociedade
Memória, Narrativas e Formação Docente
Atividades de Iniciação à Docência I
Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação I
Elementos Sociológicos da Educação
Didática I
Educação Inclusiva
Políticas Públicas de Educação II
Estudo das Infâncias e Culturas e Educação
História da Educação
Atividades de Iniciação à Docência II
Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação II
Gestão Educacional I
Didática II
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I
Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos
Fundamentos e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos
História da Educação Brasileira
Atividades de Iniciação à Docência III
Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação III
Gestão Educacional II
Jogos, Brinquedos e Corporeidade
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II
Múltiplas Linguagens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tópicos Específicos da Educação de Jovens e Adultos
Metodologias dos Anos Iniciais
Atividades de Iniciação à Docência IV
Alfabetização e Letramento I
Tópicos Específicos dos Anos Iniciais
Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais
Fundamentos e Metodologia da Matemática
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Atividades de Docência I
Alfabetização e Letramento II
Cotidiano na Educação Infantil
Mídias e Educação
Educação de Crianças de 0 a 3 anos
Trabalho de Conclusão de Curso I
Experiências Educativas em Contextos Não-escolares
Atividades de Docência
LIBRAS I
Seminário Temático de Educação Infantil
Seminário Temático de Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estágio I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Seminário de Práticas Educativas
Estágio II
Perfil do egresso:
O pedagogo é um profissional com formação docente capaz de atuar como gestor escolar, com competência pessoal e ética, habilidades e conhecimentos que lhe permitam uma sólida educação básica e visão de mundo aberta para a convivência com a pluralidade e as diferenças. Além disso, desenvolve a aprendizagem autônoma, incentivando a criatividade, a sensibilidade, e a capacidade de interagir e trabalhar em equipe.
Área de atuação:
O licenciado em Pedagogia atua na docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional na Área de Serviços e Apoio Escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.
Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso.